Este projeto decorreu em Angola, mais especificamente no Lubango, Província da Huíla. O objetivo principal foi conhecer de forma mais aprofundada a realidade das crianças de rua que se dedicavam à mendicidade infantil no Lubango. Essas crianças pediam, invariavelmente, 10 kwanzas às pessoas que encontravam (Daí o vulgo “Dá Só 10”), valor que não dava nem para comprarem um pão.
O projeto possibilitou, através do recurso a um inquérito por questionário, a sinalização dos bairros de proveniência das crianças, assim como perceber algumas das causas que estavam na base desta problemática, nomeadamente a pobreza económica das famílias, a exploração por parte de alguns familiares e outros indivíduos, a monoparentalidade e o abandono paterno, assim como a falta de respostas por parte das instituições públicas.
Aquando do contacto com as crianças, também lhes foi pedido que fizessem um desenho sobre algo com que elas se identificassem. A sua criatividade e “visão” da realidade surpreendeu-nos bastante.
O projeto contou com a participação de 2 alunos de Comunicação Social do Instituto Superior Politécnico Tudavala, Edmundo Bongo e Cláudia Franque.