Numa altura em que o número de casos de cólera está a aumentar em Angola (708 casos, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde – MINSA), relembramos a importância do aleitamento materno para a reposição de líquidos dos grupos mais frágeis, particularmente dos bebés.
Embora exista uma ideia generalizada de que o consumo de leite pode aumentar a diarreia e os vómitos, este é indispensável para a reidratação. Diversos estudos têm afirmado que a complementaridade entre o leite materno e uma solução de reidratação oral tem efeitos particularmente benéficos, tanto no controlo, quanto na prevenção desta doença, causada pelas graves carências em termos de saneamento.
Relembramos a importância da divulgação de mensagens-chave que apelam a elementos simples, tais como o lavar as mãos (nem sempre possível devido à falta de água); lavar os alimentos; evitar a ingestão de água não tratada; não consumir alimentos crus; ou o não manusear as fezes. A estas junta-se, também, a importância do aleitamento materno.
São estas mesmas orientações que estão na base do AL_MA.
O AL_MA tem como objetivo incrementar o hábito da amamentação, junto das comunidades da Província da Huíla (Angola), para a melhoria das condições de saúde nutricionais das crianças vítimas de subnutrição/desnutrição e mães vulneráveis.
É implementado em parceria pela RosaJumi e pela Associação Pró-Infância.